Histórico

A APAE de Santo André nasceu da firme determinação de um grupo de pessoas da comunidade, sensibilizadas com a questão das crianças e jovens excepcionais residentes em nosso município.

Fundada em 10 de setembro de 1963, a entidade constituiu sua primeira diretoria, cabendo a presidência ao Dr. Henrique Calderazzo. As atividades se iniciaram numa casa localizada na Rua XV de Novembro.

Com a crescente demanda por atendimento, a APAE foi ampliando sua estrutura, até receber sua sede definitiva na Vila Guiomar, em 1972. O prédio foi cedido em regime de comodato pela Prefeitura Municipal, e a posse definitiva foi conquistada em 2014.

Até 1997, a APAE foi administrada alternadamente pelos Clubes Rotary e Lions. A partir de 1998, após uma experiência com uma diretoria independente dos dois clubes, os Rotarianos voltaram a assumir a administração da entidade, com apoio de diversos membros da sociedade.

Em 1998, numa tentativa de mudança, foi eleita uma diretoria não ligada aos clubes de serviço acima mencionados. A experiência não foi bem-sucedida e novamente os Rotarianos voltaram a assumir a administração da entidade. O Conselho da APAE elegeu o Sr. Farid Nasser Chedid para a presidência. Vários membros da sociedade também deram seu apoio à APAE, pois reconheciam a importância dela para a comunidade andreense. Com os poderes públicos, foram obtidos somente as reconstituições das verbas, insuficientes para a manutenção da APAE. Desde então, as verbas públicas representam menos em nosso orçamento. Com isso, novamente vieram as dificuldades para o equilíbrio financeiro, uma vez que, todo ano, os custos e as despesas aumentam, com as correções de salários de contratos com prestadores de serviço, empresas de energia, telefone etc.

Mesmo diante dessas dificuldades, os gestores Rotarianos, com o auxílio dos andreenses, vêm promovendo melhorias contínuas na APAE, e garantindo assistência digna a um número cada vez maior de crianças e jovens com deficiência intelectual e múltipla.

missão

Prestar assistência, amparo e inclusão na sociedade à pessoa com deficiência e seus familiares.

Visão

Ser referência em sua área de atuação e pela excelência nos serviços prestados.

Valores

Respeito e valorização das pessoas, compromisso com a causa, empatia, transparência e qualidade & inovação.

O que fazemos

A APAE Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental, que presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, desde recém-nascidos até a terceira idade.

Atendemos permanentemente, de forma gratuita, cerca de 1.200 pessoas. São 410 assistidos diretos, que são os portadores de deficiência intelectual e múltipla. E cerca de 820 assistidos indiretos, familiares e tutores, que recebem orientação técnica, treinamento, amparo psicológico e assistências sociais diversas.

Além disso, também realiza atividades voltadas para o trabalho e independência pessoal, melhoria na qualidade de vida e inclusão social, respeitando o tempo que cada um necessita no seu processo de aprendizagem e de evolução.

Através de suas ações, a APAE promove o desenvolvimento global das potencialidades dos portadores de deficiência, levando em consideração suas individualidades e o direito do exercício de plena cidadania. Os trabalhos são desenvolvidos com o propósito de proporcionar bem-estar e inclusão social.

Público-alvo: pessoas de todas as faixas etárias – recém-nascidos, bebês, crianças, jovens, adultos e membros da terceira idade.

Transparência

Temos o compromisso com a ética e a transparência em tudo que fazemos. Apresentamos nossa prestação de contas anual.

Diretoria – Estrutura Organizacional da Gestão 2019/2020:

Presidente
Flávio Mendes de Oliveira

Primeiro Vice-Presidente
André Fabiano Snalbaitis Bomfim

Segundo Vice-Presidente
Antônio Henrique Afonso Júnior

Diretora Secretária
Taisa Esper Abud

Diretor Administrativo-Financeiro
Ary Silveira Bueno

Segundo Administrativo-Financeiro
Marcos Alexandre Rocco de Paula

Diretor Técnico
Carlos Eduardo Rodanti Corsi

Diretor de Relações Institucionais
Luís Felipe Balieiro Lima

Diretor de Patrimônio
Fábio Baraldi

Diretor de Marketing e Desenvolvimento Institucional
Alexandre Campos Silveira Bello

Diretor Jurídico
Eduardo Tadeu de Souza Assis

Demonstrativo Institucional:

Doação