Histórico

A APAE de Santo André nasceu da firme determinação de um grupo de pessoas da comunidade, sensibilizadas com a questão das crianças e jovens excepcionais residentes em nosso município.

Fundada em 10 de setembro de 1963, a entidade constituiu sua primeira diretoria, cabendo a presidência ao Dr. Henrique Calderazzo. As atividades se iniciaram numa casa localizada na Rua XV de Novembro.

Com a crescente demanda por atendimento, a APAE foi ampliando sua estrutura, até receber sua sede definitiva na Vila Guiomar, em 1972. O prédio foi cedido em regime de comodato pela Prefeitura Municipal, e a posse definitiva foi conquistada em 2014.

Até 1997, a APAE foi administrada alternadamente pelos Clubes Rotary e Lions. A partir de 1998, após uma experiência com uma diretoria independente dos dois clubes, os Rotarianos voltaram a assumir a administração da entidade, com apoio de diversos membros da sociedade.

Em 1998, numa tentativa de mudança, foi eleita uma diretoria não ligada aos clubes de serviço acima mencionados. A experiência não foi bem-sucedida e novamente os Rotarianos voltaram a assumir a administração da entidade. O Conselho da APAE elegeu o Sr. Farid Nasser Chedid para a presidência. Vários membros da sociedade também deram seu apoio à APAE, pois reconheciam a importância dela para a comunidade andreense. Com os poderes públicos, foram obtidos somente as reconstituições das verbas, insuficientes para a manutenção da APAE. Desde então, as verbas públicas representam menos em nosso orçamento. Com isso, novamente vieram as dificuldades para o equilíbrio financeiro, uma vez que, todo ano, os custos e as despesas aumentam, com as correções de salários de contratos com prestadores de serviço, empresas de energia, telefone etc.

Mesmo diante dessas dificuldades, os gestores Rotarianos, com o auxílio dos andreenses, vêm promovendo melhorias contínuas na APAE, e garantindo assistência digna a um número cada vez maior de crianças e jovens com deficiência intelectual e múltipla.

missão

Prestar assistência, amparo e inclusão na sociedade à pessoa com deficiência e seus familiares.

Visão

Ser referência em sua área de atuação e pela excelência nos serviços prestados.

Valores

Transparência, Empatia, Respeito, Comprometimento

O que fazemos

A APAE Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental, que presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, desde recém-nascidos até a terceira idade.

Atendemos permanentemente, de forma gratuita, cerca de 1.500 pessoas. São 500 assistidos diretos, que são os portadores de deficiência intelectual e múltipla. E cerca de 820 assistidos indiretos, familiares e tutores, que recebem orientação técnica, treinamento, amparo psicológico e assistências sociais diversas.

Além disso, também realiza atividades voltadas para o trabalho e independência pessoal, melhoria na qualidade de vida e inclusão social, respeitando o tempo que cada um necessita no seu processo de aprendizagem e de evolução.

Através de suas ações, a APAE promove o desenvolvimento global das potencialidades dos portadores de deficiência, levando em consideração suas individualidades e o direito do exercício de plena cidadania. Os trabalhos são desenvolvidos com o propósito de proporcionar bem-estar e inclusão social.

Público-alvo: pessoas de todas as faixas etárias – recém-nascidos, bebês, crianças, jovens, adultos e membros da terceira idade.

Transparência

Temos o compromisso com a ética e a transparência em tudo que fazemos. Apresentamos nossa prestação de contas anual.

Diretoria – Estrutura Organizacional da Gestão 2023/2024:

Presidente
Antonio Henrique Afonso Junior

Primeiro Vice-Presidente
Ary Silveira Bueno

Segundo Vice-Presidente
Paulo Cesar Cambréa

Diretora Secretária
Taisa Esper Abud

Diretor Administrativo-Financeiro
Marcos Alexandre Rocco de Paula

Segundo Administrativo-Financeiro
Adriano Pelaquim

Diretor Técnico
Flávio Mendes de Oliveira

Segundo Diretor Técnico
Maria Elizabete Guazzelli

Diretor de Relações Institucionais
Antonio Gualberto Diniz

Segundo Diretor de Relações Institucionais
Jamili Rasoul Salem de Souza

Diretor de Patrimônio
Alexandre Campos Silveira Bello

Diretor de Marketing e Desenvolvimento Institucional
Daniel Bosso Gonçalves

Diretor Adjunto
Nelson Tadeu Passoti Pereira

Diretor Jurídico
Luís Felipe Balieiro Lima

Conselho Deliberativo – Estrutura Organizacional da Gestão 2023/2024:

PRESIDENTE

Luiz Augusto Gimenes

CONSELHEIROS

Adriano Valente

Cássio José Suozzi de Mello

Claudio Bretas

Duílio Pisaneschi

Eduardo Tadeu de Souza Assis

Fábio Glinternick Bitelli

Farid Nasser Chedid

José de Arimathea Barcellos

Luiz Penelli Junior

Marcelo Chedid Awada

Paulo Antonio

Paulo Rene Nunes Galvão

Jaime Guedes de Souza

Sergio Stanziani de Souza

SUPLENTES: Alexandre Gustavo Tessuti Dividino, Henrique Skrowonski Neto, Newton Luiz Castellari Porchia, Cyro Soldani, Roberto Angelo Dedomenici.

Conselho Fiscal – Estrutura Organizacional da Gestão 2023/2024:

MEMBROS EFETIVOS: Wilson Ambrósio da Silva, Cezar Moreira Filho, Paulo Rogério Magri.

SUPLENTES: Márcio Moreti, Luís Fernando Camargo Benvenga, Flávio Pereira de Araújo.

Demonstrativo Institucional:

Doação