PROGRAMAS E PROJETOS

Saúde

Oferece atendimento especializado para pessoas de todas as idades com deficiência intelectual e/ou múltipla, seus familiares, responsáveis e cuidadores, através da equipe multidisciplinar de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, entre outros.

  • Estimulação Precoce

    Promover o empoderamento dos assistidos, seus responsáveis e demais tutores. Assim, estimulamos, logo cedo, o desenvolvimento das suas potencialidades.
  • Atividades Especializadas Complementares

    Acompanhamento de suporte, qualificação e segurança das atividades diárias.
  • Programa de Atendimento Médico

    Em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC, a APAE Santo André encaminha mensalmente alunos para consultas médicas, nas especialidades de neurologia e pediatria.
  • Serviço de Enfermagem

    Ministramos medicação aos alunos, quando eles possuem prescrição médica. Acompanhamento das refeições, incluindo alimentação por sonda gástrica e orientações para as práticas referentes à higiene pessoal. Também oferecemos primeiros socorros em caso de pequenos acidentes, organizamos os prontuários e toda documentação, inclusive o laudo para a obtenção da carteirinha do transporte público.
  • PSICOLOGIA

    Desenvolvemos a pessoa com deficiências intelectual e múltipla nos seus aspectos cognitivos, emocionais e sociais. Orientamos famílias, alunos e profissionais para prevenir e resolver problemas que interfiram no desenvolvimento de potencialidades e qualidade de vida.
  • FONOAUDIOLOGIA

    Tem como objetivo desenvolver os sistemas auditivo, olfativo e paladar (deglutição). É realizado também o gerenciamento do lanche, para fornecer orientações sobre alimentação.
  • Fisioterapia

    Estimulamos o desenvolvimento da coordenação motora global e fina, lateralidade, equilíbrio, percepção corporal e sistema sensorial.
  • Terapia Ocupacional

    Estimulamos a independência dos nossos assistidos, com o desenvolvimento da noção de espaço e distância, coordenação motora global e fina, habilidades funcionais, como manuseio de alimentos e utensílios.

Educação Especial

Oferece atendimento especializado para pessoas de todas as idades com deficiência intelectual e/ou múltipla, seus familiares, responsáveis e cuidadores, com uma equipe multidisciplinar.

  • Socioeducacional I

    Dar acesso e oportunidades aos alunos cujas condições individuais impossibilitem a inclusão escolar imediata e/ou a permanência na rede regular de ensino.
  • Socioeducacional II

    Dar acesso e oportunidades aos alunos cujas condições individuais impossibilitem a inclusão escolar imediata e/ou a permanência na rede regular de ensino.
  • Escolarização Inicial

    Desenvolver ao máximo o potencial dos assistidos atendidos, aquisição de habilidades nas atividades de vida diária, atividades de vida prática e fase inicial de alfabetização.
  • Educação Especial

    Proporcionar oportunidades de acesso à educação básica, de ampliação das habilidades acadêmicas funcionais e das suas competências, desenvolvendo suas potencialidades e inclusão social.

Assistência Social

Oferece atendimento especializado para pessoas de todas as idades com deficiência intelectual e/ou múltipla, seus familiares, responsáveis e cuidadores, através da equipe multidisciplinar de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, entre outros.

  • Assistência Social

    Reunir a maior quantidade de informação possível do universo da pessoa com deficiência intelectual e/ou múltipla e transformar todo esse conteúdo em orientações, atividades e vivências, para informar, formar e mudar visões, ações e realidades dessas pessoas. Os projetos desenvolvidos no programa procuram ouvir e compreender a voz dos deficientes para capacitá-los ao empoderamento. Assim, ampliamos suas redes de relacionamento, universo cultural e ações para exercício de sua cidadania.
  • Orientação SOCIOFAMILIAR

    Ações voltadas para os familiares, responsáveis e cuidadores, através de acolhimento, escuta, orientação e encaminhamentos. Sempre de acordo com as necessidades e demandas em atendimentos individuais e/ou em grupos, para a garantia de direitos da pessoa com deficiência.
  • Oficinas de Ocupação e Convivência

    Encontros para pessoas acima de 12 anos de idade em formato de oficinas interativas, atividades ocupacionais e de convívio social. São elas: dança e musicalização, teatro, informática, artesanato, jogos cooperativos, sensorial, artes visuais e preparação para o mercado de trabalho. Sendo passíveis de alterações de acordo com a demanda.
  • Dança e Musicalização

    Atividades que incentivam os gostos musicais com exposição a vários estilos e instrumentos. Nessas aulas também ensinamos expressão corporal de forma livre ou coreografada.
  • Teatro

    Atividades de linguagens e jogos teatrais. Montamos peças e expressamos nossas ideias com formas organizadas de pensamento.
  • Informática

    Ensinar os elementos básicos da informática através da exploração das ferramentas disponíveis em computadores (virtuais) e operação física dos equipamentos (ligar, abrir arquivos, acessar programas e redes, dentre outros).
  • Artesanato

    Construir e confeccionar artefatos, peças ornamentais e souvenirs, usando materiais convencionais e alternativos. Dessa forma, desenvolvemos as habilidades manuais e criativas das pessoas com deficiência.
  • Jogos Cooperativos

    Promover vivências de cooperação, solidariedade, tolerância, entre outros valores para convivência, através de atividades coletivas, como horta, dinâmicas de grupo e cozinha pedagógica.
  • Sensorial

    Estimular os cinco sentidos para maior e melhor adaptação a diversos ambientes.
  • Artes Visuais

    Criação de telas, instalações e modelagens utilizando diversos materiais (convencionais e alternativos).
  • Preparação para o Mercado de Trabalho

    Oficina de práticas profissionais para os assistidos acima de 15 anos.
Doação