Sobre a APAE

Histórico

1819

A fundação da APAE de Santo André ocorreu em 10 de setembro de 1963, graças a corajosa determinação e esperança de um grupo de pessoas da comunidade, preocupados com o problema de crianças e jovens excepcionais existentes em Santo André. Foi então eleita a primeira Diretoria, cabendo a presidência ao Dr. Henrique Calderazzo.

Iniciou suas atividades numa casa localizada na rua XV de novembro, e no ano seguinte já ampliando o número de assistidos, mudou-se para um local maior. Com as demandas de atendimento crescentes, foi ampliando gradativamente sua estrutura e alterando suas bases, até que em fevereiro de 1972, a APAE recebeu sua sede definitiva na Vila Guiomar – prédio cedido em regime de comodato pela Prefeitura Municipal, conquistando a posse definitiva do mesmo em 2014.

Até o ano de 1997 a APAE foi administrada alternadamente pelos Clubes Rotary e Lions, conseguindo superar diversos obstáculos e dar as pessoas com deficiência intelectual e múltipla um tratamento digno e tecnicamente correto.

Em 1998, numa tentativa de mudança, foi eleita uma diretoria não ligada aos clubes de serviço acima mencionados. A experiência não foi bem sucedida e novamente os Rotarianos voltaram a assumir a administração da entidade.

O Conselho da APAE elegeu o Sr. Farid Nasser Chedid para a Presidência. Vários membros da sociedade também deram seu apoio à APAE, pois conheciam os trabalhos desenvolvidos pelo Rotary na cidade de Santo André, e reconheciam a importância da APAE para a comunidade andreense. Com os poderes públicos foram obtidos somente as reconstituições das verbas, insuficientes para o custeio e manutenção da APAE. Desde então, a representatividade das verbas públicas no orçamento vem sendo reduzidas. Nos últimos anos houve cortes e reduções das referidas verbas governamentais, e com isso novamente vieram as dificuldades para o alcance do equilíbrio financeiro, uma vez que todos os anos, os custos e despesas são elevados em decorrência das correções de salários conforme previsto em lei, das correções de contratos junto a prestadores de serviço, empresas fornecedoras de energia, telefone, etc.

Mesmo com as dificuldades e desafios encontrados, grupos gestores constituídos por Rotarianos do Rotary Clube de Santo André desde 1998 se sucedem na administração da entidade e vêem promovendo melhorias contínuas à APAE. Neste período, estes Rotarianos com o auxílio da sociedade conseguiram reformar totalmente o prédio da APAE, aumentaram o número de assistidos diretos de 250 para 450 pessoas e atualmente estão pleiteando recursos com poderes públicos e empresas privadas para reforma e expansão do prédio da APAE.

Projeto expansao APAE    Projeto expansao APAE OK

Rua Joana Anes, 166 esquina com a Rua Silveiras, 76 - CEP: 09090-190
Vila Alpina - Santo André - SP - Telefone: (11) 4993-5550