Projeto +APAE Inclusão – Empregabilidade

IMG-20180403-WA0030 IMG-20180403-WA0045 IMG-20180403-WA0052 IMG-20180403-WA0060

PROJETO + APAE INCLUSÃO / EMPREGABILIDADE

Cursos profissionalizantes para adolescentes com deficiência intelectual de 12 a 17 anos.

  • Panificação
  • Áudio visual
  • Corte e Costura
  • Artesanato
  • Informática
  • Áreas administrativas

O Projeto:

Idealizado para ofertar novas possibilidades de empreendedorismo e empregabilidade para pessoas com deficiência intelectual e múltipla, o projeto +APAE Inclusão está com inscrições abertas para oficinas de capacitação para o mercado de trabalho.

Metodologia:

Será utilizada como metodologia a oferta de atividades práticas e teóricas, com conteúdo específico de cada oficina oferecida. Na execução das oficinas os processos de ensino e de aprendizagem serão planejados pelo docente (oficineiro) em conjunto com a equipe terapêutica da instituição ou do projeto (quando presente) e desenvolvidos com a utilização de diferentes métodos, estratégias e tarefas, tendo em vista a aquisição de competências intelectuais, de comunicação, sociais, comportamentais, organizativas e também conceitos definidos nos conteúdos formativos que são necessários para o desempenho do educando no seu desenvolvimento profissionalizante.

Desta maneira, a oficina/módulo deve ser desenvolvido a partir da apresentação de situações contextualizadas e desafiadoras, tais como situações problema, dinâmicas, atividades práticas e lúdicas, estudo do meio e outras atividades extracurriculares que venham somar ao aprendizado do aluno.

As metodologias de ensino seguem em: aula expositiva (seja através do professor ou do aluno), aula prática (na realização de tarefas de investigação, fixação, criação, etc.), por demonstração (em que o professor demonstra como fazer a tarefa) e também visitas as organizações. Os resultados serão avaliados de acordo com as conquistas individuais, respeitando as limitações e especificidades de cada indivíduo assistido pelo projeto.

As turmas devem ser organizadas com um número máximo vinte e cinco (25) alunos em função da capacidade das salas/ ambientes (já previstas no documento de convênio) e com um número mínimo de doze (12) beneficiados que garantam a autossuficiência do módulo/oficina, considerando, prioritariamente, a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem e o desenvolvimento das aulas dentro do enfoque didático pedagógico proposto.

Para informações sobre as inscrições envie um e-mail para apaesa@apaesa.org.br ou envie uma mensagem pelo Facebook da APAE.

 

Rua Joana Anes, 166 esquina com a Rua Silveiras, 76 - CEP: 09090-190
Vila Alpina - Santo André - SP - Telefone: (11) 4993-5550