APAE Santo André


Projeto expansao APAE OK

Missão
“Prestar a Pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, assistência, amparo e inclusão na sociedade, a fim de viabilizar seus direitos”.

Visão
“Ser uma entidade de referência em sua área de atuação, destacada pela excelência nos serviços prestados, e reconhecida como modelo nacional pela comunidade APAEANA”. 

Imagem do futuro da APAE de Santo André.

 

A APAE Santo André é uma instituição sem fins lucrativos, não governamental, que presta serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social para pessoas com deficiência intelectual, desde recém-nascidos até a terceira idade.

Atualmente, são atendidas 1.200 pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares, através de profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Assistência Social, e diversos outros profissionais altamente capacitados.

 

Público Alvo e População Assistida 

A APAE atende permanentemente cerca de 1.200 pessoas. Os assistidos diretos, que são aproximadamente 420 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, e cerca de outras 800 pessoas que são os seus familiares e tutores que recebem orientação técnica, treinamento, amparo psicológico e assistências sociais diversas, participando de capacitações para geração de renda, apoio para o fortalecimento dos laços familiares e inclusão digital, os quais são denominados assistidos indiretos.

São pessoas de todas as faixas etárias – recém-nascidos, bebês, crianças, jovens, adultos e terceira idade. Através de suas ações a APAE promove o desenvolvimento global das potencialidades das pessoas com deficiência, levando em consideração sua individualidade e o direito do exercício de plena cidadania. Os trabalhos são desenvolvidos visando proporcionar aos portadores de deficiência intelectual e múltipla, seu bem estar e a sua inclusão social.

Os atendimentos são feitos de forma gratuita. Devido às suas condições financeiras, a APAE encontra-se incapacitada de expandir seus atendimentos, e assim assistir a demanda reprimida atualmente existente. Entre crianças, jovens e adultos especiais, o número alcança mais de 100 pessoas. São cidadãos especiais que necessitam receber atendimento, mas que não estão sendo acolhidos pela APAE, dadas as circunstâncias financeiras da entidade, que a impossibilitam ampliar sua estrutura..

Rua Joana Anes, 166 esquina com a Rua Silveiras, 76 - CEP: 09090-190
Vila Alpina - Santo André - SP - Telefone: (11) 4993-5550